sexta-feira, 13 de março de 2009

A Teologia Umbandista contribue para o entendimento do Sagrado

As diversas tradições religiosas do planeta não deveriam ser vistas como os resquícios de uma época na qual predominava a consciência mítica e que foi superada pela ciência e pela razão. Ao contrário, o acervo representado pela cultura espiritual do planeta não aponta para um passado primitivo, mas para o futuro que desejamos de igualdade de direitos e de exercício de convivência pacífica. Portanto, o aprofundamento teórico e prático nas questões de cunho espiritual representa uma necessidade premente no momento em que enfrentamos os conflitos da sociedade pós-moderna e da era da globalização.
O planeta passa por dilemas nas esferas econômica, ambiental, social e política e a espiritualidade pode ser o paradigma que sustente as transformações requeridas para voltarmos ao equilíbrio. Por mais que vivamos o progresso tecnológico e científico, não temos sido capazes de universalizar esses bens a toda coletividade planetária. Precisamos reconhecer que os esforços das ciências e da filosofia não têm culminado na construção da justiça social. Uma das causas desse insucesso é a redução da vida ao materialismo puro da visão mecanista.
Por outro lado, aqueles que dedicam suas vidas ao desenvolvimento e propagação dos valores espirituais devem também compreender que não podemos continuar ensinando uma religiosidade desconectada do mundo real e em contradição com os achados da ciência e das novas áreas do saber humano. Devemos sim encontrar as formas de espiritualidade que sejam eficazes para conduzir o ser humano contemporâneo ao encontro do Sagrado. Podemos nos adaptar ao nosso tempo sem precisar fazer concessões da fé.
Outro aspecto a se levantar é se o surgimento de uma sociedade globalizada pode ser motivo para o desaparecimento das religiões que se encontram fundadas em valores culturais situados no tempo e no espaço. Se, de certo modo, temos que o desenraizamento típico da pós-modernidade provoca a perda de valores tradicionais e até mesmo compromete a identidade e o sentimento de pertencimento às culturas locais; encontramos aí também a possibilidade de construir uma espiritualidade mais ampla, abrangente e universalista. Basta estarmos dispostos a encarar a espiritualidade como um fenômeno maior e mais profundos que as religiões.
A proposta do Blog da Faculdade de Teologia Umbandista é facilitar os diálogos entre ciência, filosofia, religião e arte. Também espera discutir a fundo as várias tradições religiosas do planeta na expectativa de desfazer os preconceitos e fertilizar o campo das idéias com os ensinamentos dos grandes espíritos que já passaram pelo planeta.
Por fim, esperamos que ampliando a compreensão sobre todas as religiões, avancemos no entendimento do Sagrado em si e possamos enriquecer a cultura dos umbandistas e de todas aqueles que buscam a paz e a convergência.

4 comentários:

  1. Saudações Mestre Araobatan ....

    Mais uma vez nos sentimos honrado com mais um canal de comunicação propagado pelo FTU - OICD. A importancia de estarmos discutindo em canais de comunicações como este, nos fortalece em ter um diálogo com todos os irmãos planetários adeptos ou não aos cultos afro-brasileiro.

    O Ser Espiritual começa a entender que Ele faz parte do Sagrado(Natureza) e que a mudança começa dentro de si mesmo e a Religião de forma simples remete este Ser a um contato com sua origem com seu Eu superior deixando de lado os apegos negativos. Enquanto as religiões sérias propagarem este casamento de idéias, o Ser Espiritual Encarnado estará mais próximo da realidade, deixando de lado a ilusão em que se encontra.

    Mais uma vez parabens pela iniciativa.

    Ara Anauam.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o papel de uma Academia, multiplicar e difundir o conhecimento para a sociedade.

    Parabéns a FTU e todo corpo docente e discente pela ação efetiva em, mais uma vez, aproximar os saberes.
    Paó!

    ResponderExcluir
  3. Encontramos nas múliplas linguagens utilizadas pela Umbanda uma forma segura de aproximação do senso crítico e com o comum, através do senso religioso.

    Parabéns ao Blog da FTU. Constatamos mais uma forma eficiente de contato com a Sociedade civil como um todo!

    ResponderExcluir
  4. Tomando como base a Unidade (essência), da qual todos somos partícipes, percorrendo a primeira dualidade (existência), criadora do nosso karma causal, em que nos identificamos como positivo e negativo, chegamos ao momento em que nos encontramos, cindidos, habitando o mundo do átomo (substância)...

    Quantas cisões mais deverão ocorrer até que possamos compreender que o Sagrado é um só? Somos todos, sem exceção, como bem disse o Augusto Mestre Orishivara, Herdeiros da Coroa Divina...

    Fica evidente que toda e qualquer forma de manifestação do Sagrado, toda Religião, tem o mesmo objetivo de nos re-ligar a nossa essência primeva, momento no qual éramos todos e nenhum (Unidade). Podemos até ser diferentes em nossa constituição física, em nossas opções religiosa, mas somos exatamente iguais em nossa essência, afinal, somos todos espíritos e temos a mesma origem e destino.

    Sendo assim, em análise muito particular, não vejo o porque de nos digladiarmos em defesa desta ou daquela forma de manifestação religiosa mas, desprovidos da vaidade e apego, encontrar o ponto convergente que nos leva ao Sagrado. Contribuir, cada qual a seu modo e tempo, com a evolução de nossa casa planetária, a qual somos apenas hóspedes passageiros.

    Agradeço a oportunidade e convite deste blog, a qual espero saber aproveitar, de poder ampliar a compreensão sobre todas as religiões.

    ResponderExcluir